Discussão Urbana

Governar uma cidade é dar resposta aos cidadãos, organizando no espaço esta parte do território. Governar a cidade é 80% tratar de Urbanismo.
É uma Ciência e é uma Arte que para agir necessita de compreender e, por isso, é complementada pela Sociologia, Geografia, História, Economia, e para saber dar respostas ainda necessita da Engenharia e da Arquitectura. (Naturalmente poderíamos acrescentar mais.)
Infelizmente que, em Portugal, o que se entende por Urbanismo é algo que se relaciona com os processos administrativos para levar a cabo a construção e o seu Direito. Conclusão, temos o território e as cidades que temos.

A “Discussão Pública” é um processo que deveria servir como um canal essencial para o envolvimento dos cidadãos nas decisões que afectam o ambiente urbano. No entanto, a participação pública em Portugal é completamente ineficaz, seja pela falta de compreensão dos processos, pela ausência de educação cívica sobre como participar, ou pela natureza desmotivante e complexa desses processos. A participação pública deveria ser um processo enriquecedor, onde as vozes da comunidade são realmente ouvidas e consideradas.

O resultado dessa desconexão entre os cidadãos e os processos de planeamento acaba por não reflectir as necessidades e desejos de seus habitantes. O urbanismo deveria ser orientado pela visão dos cidadãos e por uma compreensão profunda do território. Isso requer uma mudança de paradigma, onde a educação sobre urbanismo e participação cívica seja alterada, e os processos de discussão pública sejam mais acessíveis e verdadeiramente democráticos.
Um exemplo do que aqui refiro é que esta Discussão seria mais enriquecedora se nestes processos fossem feitas discussões alargadas à cidade, seguidos de concursos de concepção, igualmente com componente participativa.

Essa a razão ela qual defendo uma discussão para a Av. da Ponte, seguida de um concurso e não da entrega do projecto, seja a quem for.
Um mau exemplo disto é a UOPG 5 – Aleixo que se encontra em Discussão Pública. Mais uma oportunidade perdida de fazer Urbanismo.

Divulgar:

Publicado

em

por

Etiquetas: