Para a redução da sinistralidade nas ruas do Porto: pedonalizar

Voltamos ao contacto em prol da mobilidade e da segurança no Porto, destacadas no mais recente artigo do GARRA, no jornal Público, que aborda a sinistralidade rodoviária e pedonalização da cidade.

Paralelamente, o município também divulgou algumas intenções nessa área. Numa primeira análise, parece-nos que as ruas mencionadas são já muito estreitas e repletas de turistas, onde a pedonalização é praticamente uma realidade previamente existente. Assim, estas medidas terão um impacto limitado na promoção da mobilidade suave na cidade.

Além disso, a previsão de dois anos para concretizar o anunciado (quando só falta um ano de mandato) sugere que serão precedidas por obras de nivelamento do pavimento, processo que, além de dispendioso, seria em boa medida desnecessário. Não seria mais eficaz e eficiente iniciar com a simples colocação de barreiras nas extremidades das ruas, libertando-as dos automóveis de forma quase imediata? Apostar no urbanismo tático traz resultados mais rápidos, permitindo à população sentir as vantagens das mudanças.

Será também importante dar visibilidade à comunidade da cidade das experiências de pedonalização já feitas noutras cidades, onde a desconfiança e algum antagonismo inicial por parte de logistas evoluiram e passaram para apoio às medidas, à sua expansão e devido ao crescimento dos seus negócios.

Gostaríamos ainda de saber o que impede o executivo municipal de divulgar o Plano de Pedonalização desenvolvido pela respeitada consultora MPT, que estará pronto há pelo menos 9 meses? Porque não começamos já a pô-lo em prática, incluindo ruas cujos benefícios sejam sentidos por quem vive no Marquês, Pereiró, Carvalhido, Bonfim ou Amial?

Continuem a contar com o nosso empenho para contribuir com dados e factos para o debate público; estamos, como sempre, à disposição para dialogar e colaborar.

Vamos a isso, Porto!

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GARRA – Grupo de Acção para a Reabilitação do Ramal da Alfândega
Porto, Portugal
Desde 2005

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