Em 2004 foi criado o blog “A Baixa do Porto“, como sequência de um fórum de debate promovido pela Câmara Municipal do Porto sobre a revisão do PDM. Tratou-se de um espaço aberto à participação pública e manteve-se em actividade até 2016. Teve relevante impacto cívico, político e mediático, fruto do contributo qualificado dos muitos cidadãos que nele escreveram.
Sente-se hoje em dia a necessidade de um espaço de debate sereno e ponderado, complementando o ambiente mais agitado a que as redes sociais nos foram habituando. Por isso surge o Norte.PT, iniciativa do fundador e moderador d’A Baixa do Porto – Tiago Azevedo Fernandes, e agora também de David Afonso, outro “veterano” d’A Baixa. O âmbito de discussão será mais alargado, abrangendo todo o Norte. A própria definição difusa do que é “Norte” demonstra o ambiente de abertura que se pretende aqui, seguindo regras semelhantes às estabelecidas há quase 20 anos.
2023/09/08
O Norte.PT pretende ser uma plataforma de debate construtivo sobre tudo o que diz respeito ao Norte de Portugal, sendo que a definição de “Norte” não será rígida pois dependerá dos critérios que cada pessoa adopte. Os textos deverão ser claros, concisos, escritos de forma cordata e evitando repetir argumentos já anteriormente apresentados.
Em geral os artigos serão assinados, sem que os editores façam verificação cuidada da identidade do autor. Portanto, aceitar-se-á como verdadeiro o nome que é apresentado, pois é esse o pressuposto de boa-fé que é mantido em relação aos participantes.
No caso de o autor preferir não expor publicamente a sua identidade, será aceite o uso de pseudónimo. Trata-se apenas de manter a privacidade e, frequentemente, de focar a atenção nos argumentos que são apresentados (que é o que realmente interessa!) e não em quem os usa. Quando algum texto fizer afirmações graves (por exemplo que pudessem ferir a honra de pessoas específicas, ou levantar suspeitas sérias sobre instituições), aí os editores farão uma verificação fiável da identidade do autor (mesmo que eventualmente se aceite o anonimato público). Ou seja, o participante estará perfeitamente identificado perante os responsáveis pelo Norte.PT e assim assumirá integralmente a responsabilidade do que escreve, em caso de processo judicial.
Há uma área pessoal para introdução das credenciais de acesso, que são necessárias para submeter artigos (“posts”) preparados para publicação. Os editores do blog validarão a conformidade com as regras aqui adoptadas dos contributos assim propostos e que não serão modificados: ou são integralmente publicados ou integralmente recusados.
Alternativamente, podem ser propostos artigos através do endereço blog@norte.pt, que serão recolhidos pelos editores e por eles introduzidos na plataforma em nome do seu autor.