Sendo esta a minha publicação no norte.pt e tendo sido eu um leitor assíduo da “Baixa do Porto”, gostaria de deixar aqui a minha saudação de boas-vindas pelo nascimento desta nova plataforma de debate, necessária e pertinente, sobre questões de urbanismo, planeamento e não só relativas à cidade do Porto e à região Norte.
Desde os anos em que o debate era feito na “Baixa do Porto” a cidade do Porto mudou de tal forma que a discussão sobre aqueles temas já não se pode focar apenas no território municipal. O êxodo de muita população e os movimentos pendulares diários impõem uma análise mais alargada.
Curiosamente, esta análise passará sempre por muitos dos temas que marcaram regularmente o debate na “Baixa do Porto”, como o eterno estaleiro urbano, a especulação construtiva face ao espaço público e zonas verdes existentes, o trânsito e os transportes públicos, dos quais se destaca hoje como então o Metro do Porto que será, certamente, foco para muitas reflexões.
O trânsito caótico do Porto na passada quarta-feira dia 11 à tarde, em grande parte devido ao abate preventivo de uma árvore na rotunda da Boavista, é exemplificativo dos problemas existentes na cidade, com a incapacidade dos transportes públicos em satisfazer as necessidades de grande parte da população e, a par, a inoperatividade da rede viária existente que levou à realização de desvios improváveis (vejam-se os autocarros vindos do Palácio de Cristal a transitarem pela Rua Guerra Junqueiro em alternativa ao seu trajecto normal pela Rua Júlio Dinis) sem a necessária informação a quem circulava na cidade.
Por isto tudo, e porque o debate é cada vez mais necessário, desejo as maiores felicidades ao Norte.pt!