O Porto ao Abandono

© Raquel Pinheiro

Bem-vindo Norte.pt e parabéns aos editores por esta iniciativa. É bom ver por aqui veteranos dos tempos do A Baixa do Porto e quem mais se lhes juntar.

© Raquel Pinheiro

Se o Alexandre, independentemente de outros assuntos que possam vir a ser debatidos, tem dois temas trazidos sempre a discussão, a VCI e o seu esventrar a cidade, e o abandono votado à Ponte D. Maria I, eu tenho os meus três assuntos principais:

  • 1) O abandono, a todos os níveis, Abandono visível por toda a cidade (e não só)
  • 2) A dificuldade de mobilidade para os peões.
  • 3) O mal tratar os espaços verdes
© Raquel Pinheiro

Como não conduzo, ando frequentemente a pé. Nas minhas caminhadas deparo-me, amiúde, com casas, lojas, prédios abandonados. As razões serão muitas e complexas. No entanto é uma dor de alma olhar para este retrato tão triste da cidade, que se prolonga para fora dela.

© Raquel Pinheiro

Incomoda-me profundamente este estado de coisas. Muito mais quando, bastas vezes, ao lado de casas fechadas, vive gente na rua. Para o viver na rua as razões também são muitas e complexas.

© Raquel Pinheiro

Por certo haverá quem tenha melhores conhecimentos técnicos e sociais destas matérias e os possa elencar com mais propriedade. A mim, Move-me o melhoramento da cidade, do norte, do país, a habitabilidade e o cumprir da função de uma cidade do século XXI e o bem estar dos cidadãos. Os meus posta, passarão, sempre que possível, para além da escrita, ou quase por vez desta, por contribuições visuais.

© Raquel Pinheiro
Divulgar:

Publicado

em

por

Etiquetas: