VCI – Não desisto…

Pela Transformação da VCI do Porto em Avenida Urbana

Nós, cidadãos da área Metropolitana do Porto, preocupados com o desenvolvimento urbano sustentável e a qualidade de vida nas cidades de Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar, vimos através desta petição expressar nosso desejo de transformar a Via de Cintura Interna (VCI) numa avenida urbana acessível, segura e amiga do ambiente.

A VCI é uma importante via de tráfego, os números mais recentes apontam para um uso de cerca de 375 mil veículos ligeiros, aos quais somam-se mais 15 mil de pesados que, diariamente, utilizam um troço da VCI. Estes motivos representam um impacto muito negativo e significativo nestas cidades. A alta velocidade do tráfego, a poluição visual e ambiental do ar e a fragmentação dos tecidos urbanos são algumas das preocupações que enfrentamos diariamente. A transformação da VCI numa avenida urbana beneficiaria a todos, criando um ambiente mais saudável, acessível e agradável para moradores e visitantes.

O Objectivo pretendido é o de desclassificar esta importante via como sendo auto-estrada, proibir a circulação de veículos pesados e passá-la à competência dos Municípios, que deverão:

  • Redesenhar todo o seu trajecto, introduzindo áreas verdes, espaços públicos e instalações de lazer ao longo da avenida, promovendo um ambiente mais agradável, inserindo-o na malha urbana de forma a deixar de ser uma barreira intransponível e passar a ser cidade;
  • Incentivar o uso do transporte público, caminhadas e ciclismo, reduzindo a dependência de veículos particulares;
  • Envolver a comunidade local, especialistas em planeamento urbano e outras partes interessadas no processo de transformação.

Ao assinar esta petição, expressamos nosso forte apoio à transformação da VCI numa avenida urbana que priorize a segurança, sustentabilidade e qualidade de vida de seus habitantes, porque com a implementação destas medidas e com o decréscimo da velocidade, automaticamente deixará de ser utilizada como trânsito intermunicipal, o que irá reduzir os impactos ambientais.

Instamos as autoridades Municipais e Nacionais a considerarem nossas preocupações e tomarem medidas concretas para tornar esta visão uma realidade.

Divulgar:

Publicado

em

por

Etiquetas: